A principal função dos rótulos é fornecer informações claras sobre os alimentos, por meio de diretrizes que seguem padrões internacionais. O Brasil segue os princípios do Codex Alimentarius (FAO/OMS) – uma coletânea internacional de padrões, códigos de conduta, orientações e outras recomendações relacionadas à produção e à segurança de alimentos.
Também foi um dos primeiros países a adotar a rotulagem nutricional obrigatória, no final da década de 1990, com o objetivo de promover melhorias para auxiliar a população na compreensão das informações nutricionais.
A Anvisa revisou recentemente as normas de rotulagem e o Brasil terá um novo modelo de rótulos a partir de outubro de 2022.
A nova rotulagem foi desenvolvida para melhorar a clareza e a legibilidade das informações nutricionais, promovendo o consumo consciente e respeitando a liberdade de escolha dos consumidores. A novidade estabelece mudanças na tabela nutricional e inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal.
Um símbolo em forma de lupa, na parte da frente das embalagens dos alimentos, informa sobre altos teores dos seguintes nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Informações padronizadas em letra preta e fundo branco, para facilitação da leitura. Passa a ter identificação de açúcares totais e açúcares adicionados, declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml e o número de porções por embalagem.
> Para saber mais, consulte o site “Olho na lupa” e aprenda tudo sobre a nova rotulagem. Lá, você vai encontrar um conteúdo didático e interativo sobre os rótulos dos alimentos, desenvolvido para ajudar na compreensão das informações nutricionais. É informação que promove, com liberdade, as melhores escolhas.