Fatos e dados sobre
alimentos industrializados

Alimentos

Industrializados

Provocam doenças

crônicas?

Não existem alimentos causadores de doenças crônicas, que, sabidamente, têm causas multifatoriais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis – como obesidade, diabetes e hipertensão – são associadas a diversos fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo, dieta desequilibrada e uso nocivo de álcool, entre outros.

Há doenças que podem ser causados pela ingestão de alimentos, são elas as DTHA (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar). Segundo a OMS, alimentos contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas causam mais de 200 doenças, dentre elas a diarreia.

Estima-se que 600 milhões de pessoas – quase 1 em casa 10 – adoecem após ingerir alimentos contaminados e 420 mil morrem todos os anos. O processamento e a correta higienização dos alimentos são, na maioria dos casos, a solução para torná-los seguros para o consumo.

Referências

World Health Organization. Non Communicable Diseases. 2021.

World Health Organization. Food Safety. 2020.

World Health Organization. Healthy diet. 2020.

World Health Organization. Foodborne diseases.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se caracterizam por um conjunto de patologias de múltiplas causas e fatores de risco, longos períodos de latência e curso prolongado. Ministério da Saúde (MS). Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças crônicas Não-Transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência. Brasília: MS; 2008.